Garoto com sono dormindo de barriga pra baixo na cama

Dra. Glória Braga

Depois da nutrição do pequeno, a quantidade de sono que ele precisa por dia é o assunto mais recorrente no “bloquinho de dúvidas” dos pais. Afinal: como saber se ele está descansando o suficiente? E se não estiver… como fazê-lo dormir bem?

Bem, é para isso que estamos aqui hoje. Continue conosco e aprenda um pouco mais sobre o sono infantil, e descubra algumas estratégias eficazes e nenhum pouco medicinais para aprimorar as noites do seu filho.

Vamos lá?

De quanto sono seu filho precisa?

A quantidade de sono que uma criança precisa para ficar bem durante o dia varia de acordo com a sua idade. Bebês precisam de 11 a 14 horas, enquanto pré-adolescentes e adolescentes precisam de 8 a 10 horas.

Quando eles não conseguem atingir essas horas de sono, é preciso tomar uma providência. Afinal, o descanso é essencial para o bom funcionamento do organismo e da mente do pequeno.

Por isso, definir uma rotina para o sono da criança é a chave para ajudá-lo a dormir bem. Confira, à seguir, algumas dicas de como tornar esse processo mais fácil e assertivo para a sua família.

A hora de dormir

A maioria das crianças adormece dentro de 20 minutos. Porém, esse tempo costuma variar com a condição a qual o seu filho se encontra.

Se ele estiver cansado, por exemplo, porque brincou bastante durante o dia e gastou bem a sua energia, pode ser que em 10 minutos o sono já tenha tomado conta do seu corpo. Porém, se ele estiver elétrico porque cochilou bastante à tarde, ou está preocupado com algo, o sono pode demorar MUITO MAIS que 20 min para aparecer.

Algumas rotinas na hora de dormir ajudam os pequenos a relaxarem mais antes de irem para cama. São elas:

1. Saia mais de casa!

Façam passeios e programas que permitam que o pequeno gaste sua energia durante o dia (que, acredite, não é pouca). Leve-o ao parquinho, cinema ou para a casa de algum amigo. Incentive, também, a prática de esportes e atividades extracurriculares que o manterão ocupado e entretido.

Assim, quando vocês chegarem em casa à noite, a rotina pré-sono (já vamos falar dela daqui a pouco) para fazer o pequeno dormir bem será completamente bem-sucedida, pode apostar.

2. Prepare o ambiente

Certifique-se de que o quarto esteja escuro o suficiente, e a temperatura confortável, para que ele se sinta aconchegado e relaxado na hora de dormir. Se o pequeno tiver medo de escuro, instale luzes fracas e temáticas no quarto. Elas podem vir em forma de abajour, tomadas etc, e podem assumir várias figuras divertidas como luas, estrelas e personagens.

Dica: sirva um lanche leve ao seu filho um pouco antes da hora dele deitar. Um estômago forrado é essencial para uma boa noite de sono. Porém, não exagere na dose. Lembre-se de que muita comida pode provocar indigestão, desconforto e pesadelos.

3. Livre-se das telinhas

Cuidado com os eletrônicos antes de dormir. A luz azul emitida por celulares, iPads, computadores e televisões pode manter as crianças acordadas por mais tempo.

Por isso, o ideal é afastar estes dispositivos delas por, pelo menos, duas horas antes delas se deitarem.

4. Estabeleça uma rotina

Rotinas são ideias para que o corpo do pequeno (e dos adultos também) entenda que a hora de dormir está chegando. Por isso, prepare um “ritual do sono” efetivo e prático, pois ele será repetido todas as noites.

Comece com um banho bem quente para relaxar o corpo da criança, sirva um lanche leve, dê a ela um pijama bastante confortável e que ela goste bastante, leiam algo juntos e por aí vai.

Não existe segredo para dormir bem!

Viu como é fácil planejar uma boa noite de sono para o seu pequeno? É claro que, de vez em quando, a rotina ou até mesmo o emocional da família podem atrapalhar esse processo, mas nada de desânimo. Nós somos aquilo que fazemos na maior parte do tempo, e não nas exceções!

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.