Aparelho de remoção de tatuagem a laser removendo uma tatuagem da área lateral do corpo de uma pessoa

Dr. Fábio Gontijo

As pessoas gostam de fazer tatuagens por vários motivos, sejam eles culturais, pessoais ou simplesmente porque gostam de como elas ficam na pele. Contudo, assim como existem muitas razões pelas quais amam fazê-las, também há muitas justificativas que culminam na remoção destas.

Algum tempo atrás, as únicas alternativas para apagar uma tatuagem eram a retirada cirúrgica ou a dermoabrasão do desenho (que é, literalmente, lixar a pele até que o desenho saia por inteiro). Entretanto, esses métodos (obviamente) apresentam muitas limitações e riscos, como resultados inestéticos (deformações, pigmentações indesejadas etc) e cicatrizes.

A boa notícia, no entanto, é o que veremos a seguir!

Afinal: a remoção de tatuagem é realmente possível?

Embora as tatuagens sejam permanentes, isso é apenas um obstáculo a mais ou, se você preferir, um GRANDE detalhe a se ponderado. Afinal, apesar de ser difícil e envolver procedimentos delicados, elas podem, sim, serem apagadas do seu corpo.

Vamos dar uma olhada na melhor opção para o seu caso, como ela funciona, quanto tempo demora e por aí vai? É só continuar comigo! Preparado(a)?

Remoção de tatuagem a laser

É considerada, atualmente, a maneira mais eficaz e econômica de apagar tatuagens.

Hoje, a maioria dos desenhos permanentes é removida com o Laser Nd:YAG Q-Switched. Ele funciona assim: por meio de pulsos em laser, de alta intensidade e ultra rápidos, o aparelho consegue clarear ou remover completamente os pigmentos e as partículas de tatuagem da pele, preservando o tecido saudável que está ao redor dela.

Neste caso, o paciente precisa receber várias sessões desse laser, e espaçadas em tempo determinado pelo profissional, para a remoção de tatuagem completa. A pele pode sangrar, formar bolhas e inchar após cada procedimento.

Vale ressaltar que, muitas vezes, os lasers não removem completamente uma tatuagem. Em vez disso, eles a iluminam ou desbotam, tornando-a muito menos perceptível. Neste caso, uma boa opção, por exemplo, é fazer um novo desenho permanente por cima deste. Só que olha: pensa com cuidado nesse, combinado?

Para quem esse método funciona mais?

Os melhores candidatos para a remoção a laser tradicional são aqueles com pele mais clara. Isso ocorre porque o tratamento pode mudar a cor da pele mais escura.

Quem pode remover tatuagem com o laser?

Esse tipo de remoção de tatuagem deve ser realizado em clínica médica, em um procedimento guiado pelo técnico de laser, orientado por um dermatologista capacitado, ou em alguns casos pelo próprio dermatologista.

Quanto tempo demora para remover uma tatuagem com o laser?

O curso médio do tratamento varia muito de pessoa para pessoa. Em geral, são necessárias de seis a oito sessões para a remoção de tatuagem completa.

Por fim, sobre os cuidados posteriores: o que você precisa saber?

O profissional que realiza esse tipo de procedimento irá te passar uma série de instruções específicas de cuidados após as sessões. Em geral, você precisará aplicar uma pomada antibacteriana na pele por vários dias após cada consulta. Afinal, ela ajudará a curar a região em que o laser interferiu e reduzir o risco de infecção.

Além disso, por pelo menos duas semanas após a remoção, é importante:

  • manter a área tratada limpa e seca;
  • evitar roupas apertadas;
  • não expor, de forma alguma, a região da tatuagem em processo de remoção ao sol;
  • não remover nenhuma crosta ou bolha que se formar em cima da área tratada.

Gostou do texto? Mantenha-se sempre atualizado sobre as melhores escolhas para a sua vida com o nosso Blog e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter)! Estamos te esperando.